quinta-feira, 25 de junho de 2015

Plano de Ação Coletivo



TemaIntegração de uso das TDIC aos Conteúdos Escolares – formação dos educadores na EE Dona Francisca Josina do município de Santana do Riacho, distrito da Serra do Cipó, Minas Gerais.

Justificativa:
A construção desse plano tem como objetivo a continuidade do trabalho de integração das TDIC com o currículo para além do término do curso. É um elemento estruturante do trabalho futuro na E.E. Dona Francisca Josina, que poderá apontar caminhos para o processo das TDIC na prática pedagógica diária.
O presente Plano de Ação Coletivo concretiza uma ação planejada e iniciada em 2015 na escola, com objetivo, deliberação e avaliação quanto a sua viabilidade.
As experiências desenvolvidas na escola até o momento servem de base à construção desse Plano de Ação Coletivo de uso das TDIC na escola, sem dúvida, porque integram e geram uma ideia coletiva de uso das TDIC pelos professores, não se fazendo de integrar as TDIC no Currículo, antes partindo das experiências individuais das TDIC no Currículo com o Coletivo da Escola.
Nos momentos de planejamento com o grupo da escola, pensamos:
  • Por que introduzir as TDIC na escola?
  • O que pretendemos alcançar?
  • Que Tecnologias serão privilegiadas?
Na realidade, a escola Francisca Josina já teve em sua prática o uso de tecnologias, embora não o tenha explícito em seu Projeto Político Pedagógico. A escola também fazia uso do blog e do face book nas atividades voltadas especificamente para a EJA – Educação de Jovens e Adultos.

A partir das reflexões realizadas, analisamos o que poderia ser mantido, revitalizado ou modificado, incorporado por sua vez ao PLAC.

Dessa forma, considerando uma articulação entre as ideias, as políticas educacionais da escola e as ideias sobre as TDIC na cultura digital que foram discutidas durante o Curso, foram pensadas as questões:
  • A escola já tem experiência com o uso das TDIC?
  • Se a escola já desenvolveu alguma experiência, o que já aprendemos em relação ao seu uso na escola?
  • O que aprendemos realizando o Curso em relação aos porquês do uso das TDIC na escola que julgamos relevante para responder ao por que usar as TDIC?
  • Que relações podemos estabelecer entre a Cultura Digital (o nosso entorno social e cultural, a sociedade mais ampla) e a Educação Digital que podem nos auxiliar a mostrar o porque usar as TDIC?
  • As tecnologias podem contribuir para a promoção do ensino e da aprendizagem na escola? Que ideias podem ajudar a mostrar a relevância das tecnologias para o ensino e a aprendizagem?
Porque não está a escola formando para a vida digital, insistindo no uso tão somente de materiais tradicionais, chegando ao ponto de proibir o uso das tecnologias mais comuns que chegam às mãos dos alunos, como o celular, máquinas fotográficas, etc, ao invés de incentivá-las e direcionar o uso, aproveitando os interesses dos próprios discentes?” 
Assim sendo, os objetivos não podem ser pensados de forma diferente:Objetivos:
1.    Capacitar os docentes no uso básico das TDIC
2.    Integrar o uso das TDIC  aos conteúdos, envolvendo os professores de forma gradativa, até que todos sejam participantes da cultura digital.
3.    Integrar ao trabalho da equipe gestora e equipe pedagógica o uso das TDIC, considerando que essas equipes lideram os docentes.
4.    Formar equipe de docentes e discentes para realizarem monitoria do projeto ao longo do semestre e durante o ano letivo seguinte.

Pensamos então: Como introduzir estas tecnologias? Tornar possível atingir nossos objetivos?

Pensamos em chamar de “Caminho Metodológico de Implantação”, “Processo de Implantação”, caminho a ser percorrido ou qualquer outro nome que aponte para a organização de um processo de incorporação das tecnologias tendo como foco a integração das TDIC com o Currículo. Demos o nome de Plano de Formação!

Precisávamos, no grupo, pensar estratégias, procedimentos que nos permitissem alcançar as propostas, os objetivos, as metas que estabelecemos. Era preciso considerar as relações entre a Cultura Digital (o nosso entorno social e cultural, a sociedade mais ampla) e a Educação Digital, com fim de que podessem nos auxiliar a mostrar o porque usar as TDIC aos profissionais da escola. Ou seja, as tecnologias podem contribuir para a promoção do ensino e da aprendizagem na escola? Que ideias podem ajudar a mostrar a relevância das tecnologias para o ensino e a aprendizagem?

Nós, como muitas escolas, já dividíamos o tempo de uso do laboratório com todas as turmas. Apesar de ser uma boa tentativa de dar oportunidade a todos, muitas vezes essa estratégia resultou em impossibilidades para consolidar um trabalho realizado com maior profundidade e integrado ao currículo. Pensamos então que priorizar alguns trabalhos ou levar as TDIC para a sala de aula pode ajudar a consolidar o trabalho da escola. Entendemos, finalmente, que ainda que mativéssemos o trabalho com as TDIC como atividades extracurriculares, desenvolvidas por professores especialistas que atendem apenas ao trabalho no laboratório da escola, seria indispensável a participação ativa do professor de sala de aula (seja ele unidocente ou de área específica) para que ocorra a integração das TDIC com o currículo. Sempre que possível, as TDIC deverão estar nas salas de aula, o que agora tem sido facilitado pelos dispositivos móveis (como tablet, telefone celular entre outros).

Sem dúvida, essa amplitude de tecnologias em diferentes espaços da escola é um fator de criação e consolidação da cultura digital na instituição. Não poderá a proposta de trabalho se restringir a aprender a usar as tecnologias e sim de usar as tecnologias para aprender.

Consideramos o trabalho em equipe como fundamental, tanto no planejamento quanto na realização da integração das TDIC no dia a dia pedagógico da escola. Na troca de ideias, na discussão de diferentes pontos de vista ocorrem tomadas de consciência que geram modificações e a criação de novas formas de trabalho. A equipe docente e pedagógica da escola também tem a função de apoiar e fortalecer o trabalho, seja ele desenvolvido em grupo ou individualmente.

Por fim, buscamos nesse plano uma integração capaz de suportar o processo de aprendizagem, por isso mesmo com as seguintes características:
  • Não lineares: respeitando as escolhas grupais e individuais;
  • Colaborativas - respeitando e articulando os valores dos pares;
  • Interativas - que permitam a comunicação entre os atores e atrizes envolvidos(as) (docentes, gestores(as), discentes) na construção de conhecimento e valores sociais e humanos.

Assim sendo, pensamos nas:

Atividades/Estratégias, por objetivo
Objetivo 1 – Capacitações realizadas por dois professores da escola aos demais, nos momentos de atividades extra-classe, realizadas semanalmente e mensalmente;
Objetivo 2 – Planejamento de atividades com os professores, dentro de cada área de conhecimento, capazes de promover a integração do uso das TDIC aos conteúdos curriculares, a ser iniciado nas reuniões presenciais das atividades extra-classe, com continuidade pelos docentes nas horas destinadas ao planejamento em local definido pelo professor;
Objetivo 3 – Será realizado planejamento com os próprios gestores e equipe pedagógica de  atividades destinadas ao momento extra-classe (a realização do momento de estudos extra-classe pertence a esses profissionais), de forma a utilizarem as TDIC, tornando as reuniões de estudo mais atraentes e atuais, bem como mais produtivas e capazes de convencer os docentes dos bons resultados do uso;
Objetivo 4 – Convidar docentes e discentes (equipe de 06 – um docente e um discente por turno) a fim de comporem uma equipe de apoio e monitoria do projeto que será apresentado aos mesmos na íntegra.
E consequentemente nos responsáveis pela execução das ações, por objetivo:
Objetivo 1 – Professor Sinclair Medeiros de Amorim e professora Renata Mota Soares
Objetivo 2 – Equipe gestora, equipe de pedagogos e Eunice Eugênio
Objetivo 3 - Equipe gestora, equipe de pedagogos e Eunice Eugênio
Objetivo 4 - Equipe gestora, equipe de pedagogos e Eunice Eugênio

Bem como, pensamos no Cronograma de execução, por objetivo:
Objetivo 1 – Reunião a ser definido o dia, no mês de julho, antes do recesso escolar; capacitações em momentos de atividades extra-classe individual durante o restante do ano, enquanto persistir a necessidade do docente
Objetivo 2 – Mensalmente, iniciando em agosto e terminando em dezembro de 2015
Objetivo 3 – Mês de julho, em data antecedente à que for marcada a reunião de estudos extra-classe de capacitação inicial de docentes e nos meses subsequentes, considerando que as reuniões de estudo extra-classe são realizadas semanalmente e mensalmente
Objetivo 4 – Mês de outubro de 2015
Mas ainda tinhamos um caminho a percorrer:
Como acompanhar e avaliar o trabalho de integração das TDIC na escola, considerando que há possibilidades de rever novos rumos, se pertinente?

Onde professores, alunos e outros atores participam, ainda que as formas de participação sejam distintas, precisamos não apenas construir essa experiência de integração, mas registrá-la de forma detalhada para que seja possível compreendê-la, construir conhecimentos sobre ela conforme o foco da integração das TDIC com o currículo, conservando assim a riqueza da experiência realizada, isso de forma conjunta entre os diversos atores no processo (alunos, professores, monitores, formadores, entre outros). O registro pode ser realizado mediante filmagens usando máquina fotográfica, telefones celulares, tablets etc., nos espaços virtuais, usando planilhas, tabelas ou algum modelo de registro; feito até mesmo usando lápis e papel, não se esquecendo obviamante dos espaços destinados às atividades, de dentro ou de fora da escola.


Logo, chegamos aos Recursos necessários:
Sala de reuniões, sala de informática, sala de recursos de tecnologias de apoio, lousa digital, data show, câmeras fotográficas, celulares, ipad, rede wi-fi, internet, jornais, rádio, tv, máquina fotográfica, tablets, filmadora; outras ferramentas (power point,word, paint, porta USB, etc.)


Ao Acompanhamento – Será realizado por Eunice Eugênio, equipe gestora, equipe pedagógica e equipe de monitoria
À Avaliação – Sempre na reunião subsequente será realizada auto-avaliação dos momentos de realização não somente do aprendizado nas reuniões, mas também das atividades que estiverem sendo realizadas pelos docentes, por intermédio do blog da escola, feita por alunos e professores (sistema de pergunta e resposta de alunos e professores no blog, e vice e versa, contra argumentações, redirecionamento dos professores aos alunos sobre os diversos assuntos trabalhados, feed-back dos alunos aos professores, etc – no blog)
Importante lembrar:
·         Sempre que necessário, considerando a obtenção dos objetivos, o projeto sofrerá alterações se for percebido na avaliação que não foram atingidos ou mesmo se se apresentarem dificuldades tais que torne impossível a execução do que foi inicialmente planejado e pretendido
·         Nos momentos de auto-avaliação e nas avaliações em forma de postagens no blog da escola, a equipe pedagógica ficará responsável em levar os temas para as reuniões de estudos, para que os docentes se manifestem quanto a possíveis sugestões de solução dos impasses durante a execução do plano, cabendo-lhes as decisões de remodelagem, ajustes e adaptações necessárias
·         Todos os resultados do projeto estarão postados no blog da escola
    Mediante toda fundamentação apresentada, pensamos e organizamos o plano, esperando cumprir os objetivos de levar adiante, para além dos momentos do curso, a formação da cultura digital na EE Dona Francisca Josina.

Eunice Ferreira de Figueiredo Eugênio

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