Tema
– Integração de uso
das TDIC aos Conteúdos Escolares – formação dos educadores na EE
Dona Francisca Josina do município de Santana do Riacho, distrito da
Serra do Cipó, Minas Gerais.
Justificativa:
A
construção desse plano tem como objetivo a continuidade do trabalho
de integração das TDIC com o currículo para além do término do
curso. É um elemento estruturante do trabalho futuro na E.E. Dona
Francisca Josina, que poderá apontar caminhos para o processo das
TDIC na prática pedagógica diária.
O
presente Plano de Ação Coletivo concretiza uma ação planejada e
iniciada em 2015 na escola, com objetivo, deliberação e avaliação
quanto a sua viabilidade.
As
experiências desenvolvidas na escola até o momento servem de base à
construção desse Plano de Ação Coletivo de uso das TDIC na
escola, sem dúvida, porque integram e geram uma ideia coletiva de
uso das TDIC pelos professores, não se fazendo de integrar as TDIC
no Currículo, antes partindo das experiências individuais das TDIC
no Currículo com o Coletivo da Escola.
Nos
momentos de planejamento com o grupo da escola, pensamos:
- Por que introduzir as TDIC na escola?
- O que pretendemos alcançar?
- Que Tecnologias serão privilegiadas?
Na
realidade, a escola Francisca Josina já teve em sua prática o uso
de tecnologias, embora não o tenha explícito em seu Projeto
Político Pedagógico. A escola também fazia uso do blog e do face
book nas atividades voltadas especificamente para a EJA – Educação
de Jovens e Adultos.
A
partir das reflexões realizadas, analisamos o que poderia ser
mantido, revitalizado ou modificado, incorporado por sua vez ao PLAC.
Dessa
forma, considerando uma articulação entre as ideias, as políticas
educacionais da escola e as ideias sobre as TDIC na cultura digital
que foram discutidas durante o Curso, foram pensadas as questões:
- A escola já tem experiência com o uso das TDIC?
- Se a escola já desenvolveu alguma experiência, o que já aprendemos em relação ao seu uso na escola?
- O que aprendemos realizando o Curso em relação aos porquês do uso das TDIC na escola que julgamos relevante para responder ao por que usar as TDIC?
- Que relações podemos estabelecer entre a Cultura Digital (o nosso entorno social e cultural, a sociedade mais ampla) e a Educação Digital que podem nos auxiliar a mostrar o porque usar as TDIC?
- As tecnologias podem contribuir para a promoção do ensino e da aprendizagem na escola? Que ideias podem ajudar a mostrar a relevância das tecnologias para o ensino e a aprendizagem?
“Porque
não está a escola formando para a vida digital, insistindo no uso
tão somente de materiais tradicionais, chegando ao ponto de proibir
o uso das tecnologias mais comuns que chegam às mãos dos alunos,
como o celular, máquinas fotográficas, etc, ao invés de
incentivá-las e direcionar o uso, aproveitando os interesses dos
próprios discentes?”
Assim
sendo, os objetivos não podem ser pensados de forma
diferente:Objetivos:
1.
Capacitar os docentes no uso básico das TDIC
2.
Integrar o uso das TDIC aos conteúdos, envolvendo os
professores de forma gradativa, até que todos sejam participantes da
cultura digital.
3.
Integrar ao trabalho da equipe gestora e equipe pedagógica o uso das
TDIC, considerando que essas equipes lideram os docentes.
4.
Formar equipe de docentes e discentes para realizarem monitoria do
projeto ao longo do semestre e durante o ano letivo seguinte.
Pensamos
então: Como introduzir estas tecnologias? Tornar possível atingir
nossos objetivos?
Pensamos
em chamar de “Caminho Metodológico de Implantação”, “Processo
de Implantação”, caminho a ser percorrido ou qualquer outro nome
que aponte para a organização de um processo de incorporação das
tecnologias tendo como foco a integração das TDIC com o Currículo.
Demos o nome de Plano de Formação!
Precisávamos,
no grupo, pensar estratégias, procedimentos que nos permitissem
alcançar as propostas, os objetivos, as metas que estabelecemos. Era
preciso considerar as relações entre a Cultura Digital (o nosso
entorno social e cultural, a sociedade mais ampla) e a Educação
Digital, com fim de que podessem nos auxiliar a mostrar o porque usar
as TDIC aos profissionais da escola. Ou seja, as tecnologias podem
contribuir para a promoção do ensino e da aprendizagem na escola?
Que ideias podem ajudar a mostrar a relevância das tecnologias para
o ensino e a aprendizagem?
Nós,
como muitas escolas, já dividíamos o tempo de uso do laboratório
com todas as turmas. Apesar de ser uma boa tentativa de dar
oportunidade a todos, muitas vezes essa estratégia resultou em
impossibilidades para consolidar um trabalho realizado com maior
profundidade e integrado ao currículo. Pensamos então que priorizar
alguns trabalhos ou levar as TDIC para a sala de aula pode ajudar a
consolidar o trabalho da escola. Entendemos, finalmente, que ainda
que mativéssemos o trabalho com as TDIC como atividades
extracurriculares, desenvolvidas por professores especialistas que
atendem apenas ao trabalho no laboratório da escola, seria
indispensável a participação ativa do professor de sala de aula
(seja ele unidocente ou de área específica) para que ocorra a
integração das TDIC com o currículo. Sempre que possível, as TDIC
deverão estar nas salas de aula, o que agora tem sido facilitado
pelos dispositivos móveis (como tablet, telefone celular entre
outros).
Sem
dúvida, essa amplitude de tecnologias em diferentes espaços da
escola é um fator de criação e consolidação da cultura digital
na instituição. Não poderá a proposta de trabalho se restringir a
aprender a usar as tecnologias e sim de usar as tecnologias para
aprender.
Consideramos
o trabalho em equipe como fundamental, tanto no planejamento quanto
na realização da integração das TDIC no dia a dia pedagógico da
escola. Na troca de ideias, na discussão de diferentes pontos de
vista ocorrem tomadas de consciência que geram modificações e a
criação de novas formas de trabalho. A equipe docente e pedagógica
da escola também tem a função de apoiar e fortalecer o trabalho,
seja ele desenvolvido em grupo ou individualmente.
Por
fim, buscamos nesse plano uma integração capaz de suportar o
processo de aprendizagem, por isso mesmo com as seguintes
características:
- Não lineares: respeitando as escolhas grupais e individuais;
- Colaborativas - respeitando e articulando os valores dos pares;
- Interativas - que permitam a comunicação entre os atores e atrizes envolvidos(as) (docentes, gestores(as), discentes) na construção de conhecimento e valores sociais e humanos.
Assim
sendo, pensamos nas:
Atividades/Estratégias, por objetivo
Objetivo
1 – Capacitações realizadas por dois professores da escola aos
demais, nos momentos de atividades extra-classe, realizadas
semanalmente e mensalmente;
Objetivo
2 – Planejamento de atividades com os professores, dentro de cada
área de conhecimento, capazes de promover a integração do uso das
TDIC aos conteúdos curriculares, a ser iniciado nas reuniões
presenciais das atividades extra-classe, com continuidade pelos
docentes nas horas destinadas ao planejamento em local definido pelo
professor;
Objetivo
3 – Será realizado planejamento com os próprios gestores e equipe
pedagógica de atividades destinadas ao momento extra-classe (a
realização do momento de estudos extra-classe pertence a esses
profissionais), de forma a utilizarem as TDIC, tornando as reuniões
de estudo mais atraentes e atuais, bem como mais produtivas e capazes
de convencer os docentes dos bons resultados do uso;
Objetivo
4 – Convidar docentes e discentes (equipe de 06 – um docente e um
discente por turno) a fim de comporem uma equipe de apoio e monitoria
do projeto que será apresentado aos mesmos na íntegra.
E
consequentemente nos responsáveis pela execução das ações, por
objetivo:
Objetivo
1 – Professor Sinclair Medeiros de Amorim e professora Renata Mota
Soares
Objetivo
2 – Equipe gestora, equipe de pedagogos e Eunice Eugênio
Objetivo
3 - Equipe gestora, equipe de pedagogos e Eunice Eugênio
Objetivo
4 - Equipe gestora, equipe de pedagogos e Eunice Eugênio
Bem como, pensamos no Cronograma de execução, por objetivo:
Objetivo
1 – Reunião a ser definido o dia, no mês de julho, antes do
recesso escolar; capacitações em momentos de atividades
extra-classe individual durante o restante do ano, enquanto persistir
a necessidade do docente
Objetivo
2 – Mensalmente, iniciando em agosto e terminando em dezembro de
2015
Objetivo
3 – Mês de julho, em data antecedente à que for marcada a reunião
de estudos extra-classe de capacitação inicial de docentes e nos
meses subsequentes, considerando que as reuniões de estudo
extra-classe são realizadas semanalmente e mensalmente
Objetivo
4 – Mês de outubro de 2015
Mas
ainda tinhamos um caminho a percorrer:
Como
acompanhar e avaliar o trabalho de integração das TDIC na escola,
considerando que há possibilidades de rever novos rumos, se
pertinente?
Onde
professores, alunos e outros atores participam, ainda que as formas
de participação sejam distintas, precisamos não apenas construir
essa experiência de integração, mas registrá-la de forma
detalhada para que seja possível compreendê-la, construir
conhecimentos sobre ela conforme o foco da integração das TDIC com
o currículo, conservando assim a riqueza da experiência realizada,
isso de forma conjunta entre os diversos atores no processo (alunos,
professores, monitores, formadores, entre outros). O registro pode
ser realizado mediante filmagens usando máquina fotográfica,
telefones celulares, tablets etc., nos espaços virtuais, usando
planilhas, tabelas ou algum modelo de registro; feito até mesmo
usando lápis e papel, não se esquecendo obviamante dos espaços
destinados às atividades, de dentro ou de fora da escola.
Logo,
chegamos aos Recursos necessários:
Sala
de reuniões, sala de informática, sala de recursos de tecnologias
de apoio, lousa digital, data show, câmeras fotográficas,
celulares, ipad, rede wi-fi, internet, jornais, rádio, tv, máquina
fotográfica, tablets, filmadora; outras ferramentas (power
point,word, paint, porta USB, etc.)
Ao
Acompanhamento – Será realizado por Eunice Eugênio,
equipe gestora, equipe pedagógica e equipe de monitoria
À
Avaliação – Sempre na reunião subsequente será
realizada auto-avaliação dos momentos de realização não somente
do aprendizado nas reuniões, mas também das atividades que
estiverem sendo realizadas pelos docentes, por intermédio do blog da
escola, feita por alunos e professores (sistema de pergunta e
resposta de alunos e professores no blog, e vice e versa, contra
argumentações, redirecionamento dos professores aos alunos sobre os
diversos assuntos trabalhados, feed-back dos alunos aos professores,
etc – no blog)
Importante
lembrar:
·
Sempre que necessário, considerando a obtenção dos objetivos, o
projeto sofrerá alterações se for percebido na avaliação que não
foram atingidos ou mesmo se se apresentarem dificuldades tais que
torne impossível a execução do que foi inicialmente planejado e
pretendido
·
Nos momentos de auto-avaliação e nas avaliações em forma de
postagens no blog da escola, a equipe pedagógica ficará responsável
em levar os temas para as reuniões de estudos, para que os docentes
se manifestem quanto a possíveis sugestões de solução dos
impasses durante a execução do plano, cabendo-lhes as decisões de
remodelagem, ajustes e adaptações necessárias
·
Todos os resultados do projeto estarão postados no blog da escola
Mediante
toda fundamentação apresentada, pensamos e organizamos o plano,
esperando cumprir os objetivos de levar adiante, para além dos
momentos do curso, a formação da cultura digital na EE Dona
Francisca Josina.
Eunice Ferreira de Figueiredo Eugênio
Nenhum comentário:
Postar um comentário