Autora: Eunice Ferreira de Figueiredo
Eugênio
Tema: Gestores de escolas estaduais estarão
abertos ao uso das TDIC em sua própria gestão, em seus espaços
escolares e pela comunidade escolar?
Justificativa: Por longos anos o espaço escolar
foi consagrado aos livros, à escrita, à leitura e à cópia. Sempre
sendo preservado como local conservador da figura do aluno atento e
do mestre sisudo detentor do saber, construído um cenário para uma
cultura escolar e do saber restrita ao tempo e ao espaço . Nos
tempos atuais surgem as tecnologias da informação, capazes de
tornar instável essa organização, visto que alunos e professores
atuam de forma diferente, inesperada, não tradicional, não
conservadora, não restrita mais ao tempo e ao espaço. Torna-se
necessário cultivar uma nova cultura, a cultura digital, tudo agora
a um “clic”. E quem lidera, quem vai gerir nesse ambiente que
promove transformações precisa perceber a importãncia e
irreversilidade do mundo digital.
Objetivo: Compreender
a percepção dos(as) gestores(as) de escolas estaduais quanto à
utilização de tecnologia pela comunidade escolar, bem como por eles
próprios no processo de gerir a educação escolar.
Questões de pesquisa:
- Os gestores estão abertos ao uso das TDIC no ambiente escolar pela comunidade de discentes e docentes, pais e outros?
- Os gestores estão apercebidos da importância e irreversilidade do uso das TDIC no mundo?
- Os gestores estão aptos ao uso das TDIC para gerirem a educação em suas escolas?
Procedimentos
metodológicos: Criar e
aplicar um questionário com perguntas que informem e permitam
identificar a percepção dos(as) gestores de escolas estaduais(as)
sobre a utilização de tecnologia pela comunidade escolar, bem como
por eles próprios no processo de gerir a educação escolar.
Cronograma: de 13 de
setembro a 13 de outubro de 2015
Análise de dados: Será
realizada de forma quantitativa e qualitativa de acordo com as
respostas ao questionário aplicado aos gestores de escolas estaduais
(universo de 30 entrevistados).
Nenhum comentário:
Postar um comentário