domingo, 13 de setembro de 2015

PROJETO DE PESQUISA - Título: Gestão com ou sem TDIC?

Autora: Eunice Ferreira de Figueiredo Eugênio 

Tema: Gestores de escolas estaduais estarão abertos ao uso das TDIC em sua própria gestão, em seus espaços escolares e pela comunidade escolar?

Justificativa: Por longos anos o espaço escolar foi consagrado aos livros, à escrita, à leitura e à cópia. Sempre sendo preservado como local conservador da figura do aluno atento e do mestre sisudo detentor do saber, construído um cenário para uma cultura escolar e do saber restrita ao tempo e ao espaço . Nos tempos atuais surgem as tecnologias da informação, capazes de tornar instável essa organização, visto que alunos e professores atuam de forma diferente, inesperada, não tradicional, não conservadora, não restrita mais ao tempo e ao espaço. Torna-se necessário cultivar uma nova cultura, a cultura digital, tudo agora a um “clic”. E quem lidera, quem vai gerir nesse ambiente que promove transformações precisa perceber a importãncia e irreversilidade do mundo digital.

Objetivo: Compreender a percepção dos(as) gestores(as) de escolas estaduais quanto à utilização de tecnologia pela comunidade escolar, bem como por eles próprios no processo de gerir a educação escolar.

Questões de pesquisa:
  • Os gestores estão abertos ao uso das TDIC no ambiente escolar pela comunidade de discentes e docentes, pais e outros?
  • Os gestores estão apercebidos da importância e irreversilidade do uso das TDIC no mundo?
  • Os gestores estão aptos ao uso das TDIC para gerirem a educação em suas escolas?

Procedimentos metodológicos: Criar e aplicar um questionário com perguntas que informem e permitam identificar a percepção dos(as) gestores de escolas estaduais(as) sobre a utilização de tecnologia pela comunidade escolar, bem como por eles próprios no processo de gerir a educação escolar.

Cronograma: de 13 de setembro a 13 de outubro de 2015

Análise de dados: Será realizada de forma quantitativa e qualitativa de acordo com as respostas ao questionário aplicado aos gestores de escolas estaduais (universo de 30 entrevistados).

Nenhum comentário:

Postar um comentário