sexta-feira, 19 de junho de 2015

Projeto de Formação


TemaIntegração de uso das TDIC aos Conteúdos Escolares – formação dos educadores na EE Dona Francisca Josina do município de Santana do Riacho, distrito da Serra do Cipó

Justificativa: Porque não está a escola formando para a vida digital, insistindo no uso tão somente de materiais tradicionais, chegando ao ponto de proibir o uso das tecnologias mais comuns que chegam às mãos dos alunos, como o celular, máquinas fotográficas, etc, ao invés de incentivá-las e direcionar o uso, aproveitando os interesses dos próprios discentes? 

Objetivos:
1.    Capacitar os docentes no uso básico das TDIC
2.    Integrar o uso das TDIC  aos conteúdos, envolvendo os professores de forma gradativa, até que todos sejam participantes da cultura digital.
3.    Integrar ao trabalho da equipe gestora e equipe pedagógica o uso das TDIC, considerando que essas equipes lideram os docentes.
4.    Formar equipe de docentes e discentes para realizarem monitoria do projeto ao longo do semestre e durante o ano letivo seguinte.

Atividades/Estratégias:
Objetivo 1 – Capacitações realizadas por dois professores da escola aos demais, nos momentos de atividades extra-classe, realizadas semanalmente e mensalmente;
Objetivo 2 – Planejamento de atividades com os professores, dentro de cada área de conhecimento, capazes de promover a integração do uso das TDIC aos conteúdos curriculares, a ser iniciado nas reuniões presenciais das atividades extra-classe, com continuidade pelos docentes nas horas destinadas ao planejamento em local definido pelo professor;
Objetivo 3 – Será realizado planejamento com os próprios gestores e equipe pedagógica de  atividades destinadas ao momento extra-classe (a realização do momento de estudos extra-classe pertence a esses profissionais), de forma a utilizarem as TDIC, tornando as reuniões de estudo mais atraentes e atuais, bem como mais produtivas e capazes de convencer os docentes dos bons resultados do uso;
Objetivo 4 – Convidar docentes e discentes (equipe de 06 – um docente e um discente por turno) a fim de comporem uma equipe de apoio e monitoria do projeto que será apresentado aos mesmos na íntegra.
Responsáveis pela execução das ações:
Objetivo 1 – Professor Sinclair Medeiros de Amorim e professora Renata Mota Soares
Objetivo 2 – Equipe gestora, equipe de pedagogos e Eunice Eugênio
Objetivo 3 - Equipe gestora, equipe de pedagogos e Eunice Eugênio
Objetivo 4 - Equipe gestora, equipe de pedagogos e Eunice Eugênio

Cronograma de execução:
Objetivo 1 – Reunião a ser definido o dia, no mês de julho, antes do recesso escolar; capacitações em momentos de atividades extra-classe individual durante o restante do ano, enquanto persistir a necessidade do docente
Objetivo 2 – Mensalmente, iniciando em agosto e terminando em dezembro de 2015
Objetivo 3 – Mês de julho, em data antecedente à que for marcada a reunião de estudos extra-classe de capacitação inicial de docentes e nos meses subsequentes, considerando que as reuniões de estudo extra-classe são realizadas semanalmente e mensalmente
Objetivo 4 – Mês de outubro de 2015
Recursos necessários:
Sala de reuniões, sala de informática, sala de recursos de tecnologias de apoio, lousa digital, data show, câmeras fotográficas, celulares, ipad, rede wi-fi, internet, jornais, rádio, tv, máquina fotográfica, filmadora; outras ferramentas (power point,word, paint, porta USB, etc.)
Acompanhamento – Será realizado por Eunice Eugênio, equipe gestora, equipe pedagógica e equipe de monitoria
Avaliação – Sempre na reunião subsequente será realizada auto-avaliação dos momentos de realização não somente do aprendizado nas reuniões, mas também das atividades que estiverem sendo realizadas pelos docentes, por intermédio do blog da escola, feita por alunos e professores (sistema de pergunta e resposta de alunos e professores no blog, e vice e versa, contra argumentações, redirecionamento dos professores aos alunos sobre os diversos assuntos trabalhados, feed-back dos alunos aos professores, etc – no blog)
Importante lembrar:
·         Sempre que necessário, considerando a obtenção dos objetivos, o projeto sofrerá alterações se for percebido na avaliação que não foram atingidos ou mesmo se se apresentarem dificuldades tais que torne impossível a execução do que foi inicialmente planejado e pretendido
·         Nos momentos de auto-avaliação e nas avaliações em forma de postagens no blog da escola, a equipe pedagógica ficará responsável em levar os temas para as reuniões de estudos, para que os docentes se manifestem quanto a possíveis sugestões de solução dos impasses durante a execução do plano, cabendo-lhes as decisões de remodelagem, ajustes e adaptações necessárias
·         Todos os resultados do projeto poderão estarão postados no blog da escola
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Eunice Ferreira de Figueiredo Eugênio

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