Tema – Integração de uso das TDIC aos Conteúdos Escolares – formação dos
educadores na EE Dona Francisca Josina do município de Santana do Riacho,
distrito da Serra do Cipó
Justificativa: Porque não está a
escola formando para a vida digital, insistindo no uso tão somente de materiais
tradicionais, chegando ao ponto de proibir o uso das tecnologias mais comuns
que chegam às mãos dos alunos, como o celular, máquinas fotográficas, etc, ao invés
de incentivá-las e direcionar o uso, aproveitando os interesses dos próprios
discentes?
Objetivos:
1. Capacitar os
docentes no uso básico das TDIC
2. Integrar o uso das
TDIC aos conteúdos, envolvendo os
professores de forma gradativa, até que todos sejam participantes da cultura
digital.
3. Integrar ao
trabalho da equipe gestora e equipe pedagógica o uso das TDIC, considerando que
essas equipes lideram os docentes.
4. Formar equipe de
docentes e discentes para realizarem monitoria do projeto ao longo do semestre
e durante o ano letivo seguinte.
Atividades/Estratégias:
Objetivo 1 – Capacitações realizadas por dois
professores da escola aos demais, nos momentos de atividades extra-classe,
realizadas semanalmente e mensalmente;
Objetivo 2 – Planejamento de atividades com os
professores, dentro de cada área de conhecimento, capazes de promover a
integração do uso das TDIC aos conteúdos curriculares, a ser iniciado nas
reuniões presenciais das atividades extra-classe, com continuidade pelos
docentes nas horas destinadas ao planejamento em local definido pelo professor;
Objetivo 3 – Será realizado planejamento com os
próprios gestores e equipe pedagógica de
atividades destinadas ao momento extra-classe (a realização do momento
de estudos extra-classe pertence a esses profissionais), de forma a utilizarem
as TDIC, tornando as reuniões de estudo mais atraentes e atuais, bem como mais
produtivas e capazes de convencer os docentes dos bons resultados do uso;
Objetivo 4 – Convidar docentes e discentes
(equipe de 06 – um docente e um discente por turno) a fim de comporem uma
equipe de apoio e monitoria do projeto que será apresentado aos mesmos na
íntegra.
Responsáveis pela execução das ações:
Objetivo 1 – Professor Sinclair Medeiros de
Amorim e professora Renata Mota Soares
Objetivo 2 – Equipe gestora, equipe de
pedagogos e Eunice Eugênio
Objetivo 3 - Equipe gestora, equipe de
pedagogos e Eunice Eugênio
Objetivo 4 - Equipe gestora, equipe de
pedagogos e Eunice Eugênio
Cronograma de execução:
Objetivo 1 – Reunião a ser definido o dia, no
mês de julho, antes do recesso escolar; capacitações em momentos de atividades
extra-classe individual durante o restante do ano, enquanto persistir a
necessidade do docente
Objetivo 2 – Mensalmente, iniciando em agosto e
terminando em dezembro de 2015
Objetivo 3 – Mês de julho, em data antecedente
à que for marcada a reunião de estudos extra-classe de capacitação inicial de
docentes e nos meses subsequentes, considerando que as reuniões de estudo
extra-classe são realizadas semanalmente e mensalmente
Objetivo 4 – Mês de outubro de 2015
Recursos necessários:
Sala de reuniões, sala de informática, sala de
recursos de tecnologias de apoio, lousa digital, data show, câmeras
fotográficas, celulares, ipad, rede wi-fi, internet, jornais, rádio, tv, máquina
fotográfica, filmadora; outras ferramentas (power point,word, paint, porta USB,
etc.)
Acompanhamento – Será realizado
por Eunice Eugênio, equipe gestora, equipe pedagógica e equipe de monitoria
Avaliação – Sempre na
reunião subsequente será realizada auto-avaliação dos momentos de realização
não somente do aprendizado nas reuniões, mas também das atividades que
estiverem sendo realizadas pelos docentes, por intermédio do blog da escola,
feita por alunos e professores (sistema de pergunta e resposta de alunos e
professores no blog, e vice e versa, contra argumentações, redirecionamento dos
professores aos alunos sobre os diversos assuntos trabalhados, feed-back dos
alunos aos professores, etc – no blog)
Importante lembrar:
·
Sempre que necessário, considerando a obtenção
dos objetivos, o projeto sofrerá alterações se for percebido na avaliação que
não foram atingidos ou mesmo se se apresentarem dificuldades tais que torne
impossível a execução do que foi inicialmente planejado e pretendido
·
Nos momentos de auto-avaliação e nas avaliações
em forma de postagens no blog da escola, a equipe pedagógica ficará responsável
em levar os temas para as reuniões de estudos, para que os docentes se
manifestem quanto a possíveis sugestões de solução dos impasses durante a
execução do plano, cabendo-lhes as decisões de remodelagem, ajustes e
adaptações necessárias
·
Todos os resultados do projeto poderão estarão
postados no blog da escola
Eunice Ferreira de
Figueiredo Eugênio
Nenhum comentário:
Postar um comentário