sexta-feira, 19 de junho de 2015

Determinação dos objetivos e das expectativas do Plano de Formação dos Docentes nas TDIC


Determinando as expectativas do Plano de Formação a ser realizado na EE Dona Francisca Josina
Pensadas de formas mais gerais, as expectativas, que nos apontam a extensão do caminho a percorrer, em longo prazo, estabelecem princípios gerais do que queremos realizar, onde sempre estaremos visando chegar e quais ideais buscaremos constantemente.  Em nosso plano de formação de professores(as) para a integração das TDIC nas escolas, elas versarão sobre o papel das TDIC nesse local, na gestão democrática, na aprendizagem, na gestão do trabalho pessoal, na relação com a comunidade, na formação dos(as) educadores(as), entre outros.
Como se segue:
1.      Vislumbramos que haverá um progresso da equipe docente ao integrar o uso das TDIC aos conteúdos, uma vez que tal ação tornará possível a própria independência do docente, não somente no conhecimento básico e na utilização dos recursos, como também na questão pedagógica, permeando novos fazeres, tornando os estudos dos conteúdos mais atrativos e atuais para o aluno, e por isso mesmo, por serem significativos e buscados pelos discentes, não serão apenas tarefa do docente.
2.      Vislumbramos aulas mais competitivas com a vida e mais próximos das realidades dos alunos, portanto, mais significativos e de maior aproveitamento por parte dos discentes.
3.      Vislumbramos um melhor entrosamento com a comunidade escolar, considerando que o local onde se localiza a escola é ponto turístico muito importante em Minas Gerais, ao aproximar a comunidade escolar interna e externa através do uso das TDIC.


Determinando os objetivos do Plano de Formação a ser realizado na EE Dona Francisca Josina
Os objetivos, de forma mais específica, expressos com maior clareza e concisão, pretendem nos levar no caminho à curto prazo. No nosso plano de formação, pensamos que uma boa medida de tempo de execução seria o prazo de um ano letivo, mas não temos tanto tempo assim, contamos apenas com um semestre.
Como se segue:
1.      Capacitar os docentes no uso básico das TDIC, usando para essa capacitação momentos das reuniões mensais de atividades extra-classe.
2.      Integrar o uso das TDIC  aos conteúdos, envolvendo os professores de forma gradativa, até que todos sejam participantes da cultura digital.
3.      Integrar ao trabalho da equipe gestora e equipe pedagógica o uso das TDIC, considerando que essas equipes lideram os docentes.

4.      Formar equipe de docentes e discentes para realizarem monitoria do projeto ao longo dos semestre e durante o ano letivo seguinte.

Eunice Ferreira de Figueiredo Eugênio

Nenhum comentário:

Postar um comentário