Determinando
as expectativas do Plano de Formação a ser realizado na EE Dona Francisca
Josina
Pensadas de formas mais gerais, as expectativas, que nos apontam a
extensão do caminho a percorrer, em longo prazo, estabelecem princípios gerais
do que queremos realizar, onde sempre estaremos visando chegar e quais ideais
buscaremos constantemente. Em nosso plano
de formação de professores(as) para a integração das TDIC nas escolas, elas
versarão sobre o papel das TDIC nesse local, na gestão democrática, na
aprendizagem, na gestão do trabalho pessoal, na relação com a comunidade, na
formação dos(as) educadores(as), entre outros.
Como se segue:
1.
Vislumbramos que haverá um progresso da equipe docente ao integrar o uso
das TDIC aos conteúdos, uma vez que tal ação tornará possível a própria
independência do docente, não somente no conhecimento básico e na utilização
dos recursos, como também na questão pedagógica, permeando novos fazeres,
tornando os estudos dos conteúdos mais atrativos e atuais para o aluno, e por
isso mesmo, por serem significativos e buscados pelos discentes, não serão
apenas tarefa do docente.
2.
Vislumbramos aulas mais competitivas com a vida e mais próximos das
realidades dos alunos, portanto, mais significativos e de maior aproveitamento
por parte dos discentes.
3.
Vislumbramos um melhor entrosamento com a comunidade escolar,
considerando que o local onde se localiza a escola é ponto turístico muito
importante em Minas Gerais, ao aproximar a comunidade escolar interna e externa
através do uso das TDIC.
Determinando
os objetivos do Plano de Formação a ser realizado na EE Dona Francisca Josina
Os objetivos, de forma mais específica, expressos com maior clareza e
concisão, pretendem nos levar no caminho à curto prazo. No nosso plano de
formação, pensamos que uma boa medida de tempo de execução seria o prazo de um
ano letivo, mas não temos tanto tempo assim, contamos apenas com um semestre.
Como se segue:
1.
Capacitar os docentes no uso básico das TDIC, usando para essa
capacitação momentos das reuniões mensais de atividades extra-classe.
2.
Integrar o uso das TDIC aos
conteúdos, envolvendo os professores de forma gradativa, até que todos sejam participantes
da cultura digital.
3.
Integrar ao trabalho da equipe gestora e equipe pedagógica o uso das
TDIC, considerando que essas equipes lideram os docentes.
4.
Formar equipe de docentes e discentes para realizarem monitoria do
projeto ao longo dos semestre e durante o ano letivo seguinte.
Eunice Ferreira de Figueiredo Eugênio
Nenhum comentário:
Postar um comentário