Para o desenvolvimento
da atividade 5 foi escolhido o núcleo específico do Plac 2, sob
título “Aprender em rede na cultura digital”, que tem como
objetivo que cada cursista realize, individualmente ou em grupo,
práticas pedagógicas que integrem as TDIC em rede, envolvendo,
assim, alunos e comunidade escolar.
Penso
ser interessante apresentar um conceito de TPACK, a fim de dar melhor
forma à análise.
Posso
iniciar dizendo que apenas relatos e análises de casos e
experiências, descrição de boas práticas, desenho e implementação
de novas ferramentas por si só não resolvem a questão da
integração das TDIC às práticas pedagógicas nas escolas. É
necessário que os cursos de formação apresentem referências
conceituais sobre o que professores e alunos precisam saber para ir
além, para ter novos olhares para esses processos e contextos por
meio de novas informações e de bases mais consistentes para as
decisões que necessitam tomar, tornando possível a integração. É
justamente o modelo TPACK que trata do que exatamente o professor
deve saber para realizar essa incorporação das TDIC às suas
práticas pedagógicas, em suas três dimensões primárias
(conhecimentos: disciplinar, pedagógico, tecnológico) e
desdobrando-se em quatro dimensões secundárias (pedagógico
disciplinar, tecnológico disciplinar, pedagógico tecnológico,
pedagógico-tecnológico-disciplinar).
Logo,
não existe uma única solução proposta, mas uma maneira como o
professor navega de forma flexível entre o pedagógico, o conteúdo
e o tecnológico em suas interações complexas e com o contexto.
No
núcleo específico do Plac 2, “Aprender em rede na cultura
digital”, percebo a presença nítida em todos os momentos, da
dimensão Pedagógica Tecnológica (PTK), nos diversos momentos em
que propõe formas de organizar as interações e promover reflexões
e metarreflexões dos sujeitos, pressupondo a presença de pedagogias
abertas, interativas, flexíveis no tempo e espaço, adaptáveis aos
contexto e que tem como centro a curiosidade dos alunos, pressupondo
uma ação de conduzir o aluno ao conhecimento, utilizando as TDIC de
forma contextualizada à realidade . Identifico a dimensão
Pedagógico Disciplinar e Pedagógico Tecnológico durante os estudos
em sequência e por intermédio das leituras complementares
sugeridas, quando não apenas contempla o conduzir pedagógico usando
as TDIC, mas com conhecimento disciplinar ao realizarem as atividades
com TDIC exclusivas das áreas de conhecimento e ao mesmo tempo
interdisciplinares, sem se perder pelo caminho, devido à presença
da figura do planejamento.
Da análise realizada durante a
leitura, com objetivo de identificar se dimensões do modelo TPACK
estão presentes ou ausentes e, ainda, se as ausências estão
justificadas dentro do contexto, dos objetivos e do público alvo do
curso, considero que o núcleo específico se preocupou em trazer em
si as dimensões PTK, PCK e TCK, concluo, portanto que houve presença
do TPACK, e não ausência.
Eunice
F de F Eugênio
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