quinta-feira, 4 de junho de 2015

Conceito de TPACK

Para o desenvolvimento da atividade 5 foi escolhido o núcleo específico do Plac 2, sob título “Aprender em rede na cultura digital”, que tem como objetivo que cada cursista realize, individualmente ou em grupo, práticas pedagógicas que integrem as TDIC em rede, envolvendo, assim, alunos e comunidade escolar.
Penso ser interessante apresentar um conceito de TPACK, a fim de dar melhor forma à análise.
Posso iniciar dizendo que apenas relatos e análises de casos e experiências, descrição de boas práticas, desenho e implementação de novas ferramentas por si só não resolvem a questão da integração das TDIC às práticas pedagógicas nas escolas. É necessário que os cursos de formação apresentem referências conceituais sobre o que professores e alunos precisam saber para ir além, para ter novos olhares para esses processos e contextos por meio de novas informações e de bases mais consistentes para as decisões que necessitam tomar, tornando possível a integração. É justamente o modelo TPACK que trata do que exatamente o professor deve saber para realizar essa incorporação das TDIC às suas práticas pedagógicas, em suas três dimensões primárias (conhecimentos: disciplinar, pedagógico, tecnológico) e desdobrando-se em quatro dimensões secundárias (pedagógico disciplinar, tecnológico disciplinar, pedagógico tecnológico, pedagógico-tecnológico-disciplinar).
Logo, não existe uma única solução proposta, mas uma maneira como o professor navega de forma flexível entre o pedagógico, o conteúdo e o tecnológico em suas interações complexas e com o contexto.
No núcleo específico do Plac 2, “Aprender em rede na cultura digital”, percebo a presença nítida em todos os momentos, da dimensão Pedagógica Tecnológica (PTK), nos diversos momentos em que propõe formas de organizar as interações e promover reflexões e metarreflexões dos sujeitos, pressupondo a presença de pedagogias abertas, interativas, flexíveis no tempo e espaço, adaptáveis aos contexto e que tem como centro a curiosidade dos alunos, pressupondo uma ação de conduzir o aluno ao conhecimento, utilizando as TDIC de forma contextualizada à realidade . Identifico a dimensão Pedagógico Disciplinar e Pedagógico Tecnológico durante os estudos em sequência e por intermédio das leituras complementares sugeridas, quando não apenas contempla o conduzir pedagógico usando as TDIC, mas com conhecimento disciplinar ao realizarem as atividades com TDIC exclusivas das áreas de conhecimento e ao mesmo tempo interdisciplinares, sem se perder pelo caminho, devido à presença da figura do planejamento.
Da análise realizada durante a leitura, com objetivo de identificar se dimensões do modelo TPACK estão presentes ou ausentes e, ainda, se as ausências estão justificadas dentro do contexto, dos objetivos e do público alvo do curso, considero que o núcleo específico se preocupou em trazer em si as dimensões PTK, PCK e TCK, concluo, portanto que houve presença do TPACK, e não ausência.


Eunice F de F Eugênio


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