Nessa fase de intervenção
propriamente dita, apresento o levantamento de dados e informações
sobre a Escola Estadual Dona Francisca Josina, situada no distrito
da Serra do Cipó, município de Santana do Riacho, em Minas Gerais.
Por intermédio de perguntas
básicas sobre informações pertinentes à vida da comunidade
escolar e com base nesses dados, elaboraremos um plano de formação
com chances de ser melhor efetivado.
A partir do contrato inicial
firmado com a direção escolar, estendido à equipe docente,
consideramos uma participação de todos os interessado que poderá
acontecer em todos os momentos, cabendo modificações ao projeto,
quando necessárias, considerando o tempo disponível, os resultados
do que já foi e está sendo realizado e dos recursos disponíveis.
Partimos para
as investigações necessárias:
Quem faz parte dessa escola?
Na E. E. Dona
Francisca Josina contamos com a seguinte comunidade escolar:
Direção –
01 Diretora Escolar, 02 Vices-diretores, ambos com formação
acadêmica compatível com os cargos ou funções, considerando os
níveis de formação oferecidos na escola, de ensino fundamental
compelto, de ensino médio, de educação de jovens e adultos ensino
médio, de curso profissionalizante com aproveitamento do ensino
médio.
Educadores(as): Todos
aqueles professores necessários aos conteúdos existentes conforme
base nacional comum e parte diversificada, equipe gestora, equipe de
pedagogos, equipe da secretaria, equipe dos serviços gerais. O
perfil sociocultural dos educadores é similar, estando situado entre
a média de pessoas com formação de nível médio (a minoria) e
formação acadêmica específica do conteúdo e ou formação
pedagógica, com poder aquisitivo médio. Existem profissionais
efetivos no cargo, outros contratados temporariamente, de fevereiro a
dezembro. A carga horária de trabalho é de 24 horas semanais, no
caso de professores,16 delas dedicadas à sala de aula e o restante
ao planejamento das aulas. No caso dos pedagogos a carga horária é
de 24 horas semanais, e para os demais, carga de 30 horas semanais, à
exceção da diretora, com carga de 40 horas semanais. Para o
trabalho docente, os professores precisam de no mínimo terem cursado
a disciplina na formação acadêmica ou serem habilitados nela,
sendo que na escola a maioria é de habilitados.
Estudantes: São
moradores da própria comunidade, na sede do distrito ou na zona
rural, geralmente sem outras perspectivas de formação além do que
a escola oferece, mesmo considerando que a localidade é ponto
turístico muito famoso. No quesito de aprendizagem, os indicadores
da avaliação, tanto externa quanto interna da escola, são
reconhecidamente bons. Alguns alunos apresentam matrícula flutuante,
devido ao fato dos pais não pertencerem ao local, permanecendo tempo
suficiente à temporadas de trabalho.
Comunidade: O
perfil socioeconômico e cultural da comunidade é diverso,
considerando que a localidade é visitada por turistas de todo o
Brasil e até mesmo de muitas partes do mundo, sendo a localidade de
boas condições de mobilidade, saúde, acesso a bens culturais etc.
Qual o perfil de uso pessoal e profissional das TDIC ?
A comunidade, em geral, composta dos
alunos, seus pais, educadores, autoridades locais, quanto ao uso das
TDIC, pode-se dizer que fazem uso no di-a-dia, porém o uso na
própria escola é apenas inicial, apesar de já existente e ser bem
preparada com sala de informática. No entanto, o uso das TDIC
restringe-se aos educadores no que cabe, e bem pouco na ação
pedagógica dos educadores para com o trabalho com os discentes,
apesar de existir condições de acesso variados, na sala de
informática, dispositivos móveis, em casa, etc.
Nas poucas atividades já realizadas
com as TDIC, o uso foi realizado por meio de dispositivos móveis dos
alunos e professores, sendo disponibilizado o uso dos computadores da
sala de informatica e o wi-fi da escola
(registrar atividades Nilza)
Representações sobre a escola
A escola Dona Francisca Josina é
percebida pelas pessoas que fazem parte dela de forma explicitamente
boa. Significa para seus membros e para a comunidade em geral a porta
de entrada para o mundo do conhecimento, da produção, do trabalho e
do sucesso, estando plenamente satisfeitos com o trabalho nela
desenvolvido e com seus profissionais. Os próprios docentes e
discentes demonstram satisfação mútua, que pode ser observada nas
relações cotidianas de sala de aula, bem como nos diversos projetos
realizados na escola, em especial, em projetos de visita aos locais
de pontos turísticos da região, os que mais mobilizam a comunidade
escolar externa, alunos e professores das diversas disciplinas.,
citando como específico, o projeto denominado “Intercâmbio”.
Características do processo de gestão na escola
No
relacionamento entre comunidade escolar, interna e externa, com a
gestão escolar e seus processos, essa realizada sob acordos viáveis
e variados, ancorados na boa gestão pedagógica exisitente, existe
possibilidade de integração das TDIC, estando envolvidos equipe
gestora, equipe de pedagogos, equipe de docentes. A equipe gestora
abre as portas da escola e envolve a equipe de pedagogos que por sua
vez envolve e assessora a equipe de docentes. A prática da reunião
pedagógica de planejamento e de replanejamento pós avaliações já
acontece na escola, de forma coletiva, com presença de docentes,
discentes e seus responsáveis.
Características da integração das TDIC nas ações pedagógicas
Conforme
observado na escola, professores e alunos possuem ótimas relações,
obviamente existem problemas, mas pode ser percebido que docentes, em
sua grande maioria, possuem o domínio de conhecimentos e de controle
da turma. As dificuldades são pertinentes ao enfrentamento comum
exsitente hoje, de forma mais acentuada que no passado, referente às
gerações diferentes. O nível entre as práticas
pedagógicas e o uso das TDICestá no primeiro estágio, mas com
excelentes expectativas de ampliação do uso por parte de todos.
Parecer:
Considerando
todos os dados coletados até aqui, e todos os diálogos já
realizados, bem como esse diagnóstico inicial acima apresentado,
considero as oportunidades e a viabilidade de execussão do Plano de
Formação a ser elaborado com os profissionais da escola. Para
tanto, já iniciamos um diálogo em torno dos objetivos e
expectativas, bem como de sugestões preliminares ou diretrizes desse
plano.
Eunice
Ferreira de Figueiredo Eugênio
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