quinta-feira, 4 de junho de 2015

Construção coletiva do plano de formação: Fase exploratória – conhecendo a escola

    Nessa fase de intervenção propriamente dita, apresento o levantamento de dados e informações sobre a Escola Estadual Dona Francisca Josina, situada no distrito da Serra do Cipó, município de Santana do Riacho, em Minas Gerais.
    Por intermédio de perguntas básicas sobre informações pertinentes à vida da comunidade escolar e com base nesses dados, elaboraremos um plano de formação com chances de ser melhor efetivado.
    A partir do contrato inicial firmado com a direção escolar, estendido à equipe docente, consideramos uma participação de todos os interessado que poderá acontecer em todos os momentos, cabendo modificações ao projeto, quando necessárias, considerando o tempo disponível, os resultados do que já foi e está sendo realizado e dos recursos disponíveis.
Partimos para as investigações necessárias:

Quem faz parte dessa escola?

Na E. E. Dona Francisca Josina contamos com a seguinte comunidade escolar:
Direção – 01 Diretora Escolar, 02 Vices-diretores, ambos com formação acadêmica compatível com os cargos ou funções, considerando os níveis de formação oferecidos na escola, de ensino fundamental compelto, de ensino médio, de educação de jovens e adultos ensino médio, de curso profissionalizante com aproveitamento do ensino médio.
Educadores(as): Todos aqueles professores necessários aos conteúdos existentes conforme base nacional comum e parte diversificada, equipe gestora, equipe de pedagogos, equipe da secretaria, equipe dos serviços gerais. O perfil sociocultural dos educadores é similar, estando situado entre a média de pessoas com formação de nível médio (a minoria) e formação acadêmica específica do conteúdo e ou formação pedagógica, com poder aquisitivo médio. Existem profissionais efetivos no cargo, outros contratados temporariamente, de fevereiro a dezembro. A carga horária de trabalho é de 24 horas semanais, no caso de professores,16 delas dedicadas à sala de aula e o restante ao planejamento das aulas. No caso dos pedagogos a carga horária é de 24 horas semanais, e para os demais, carga de 30 horas semanais, à exceção da diretora, com carga de 40 horas semanais. Para o trabalho docente, os professores precisam de no mínimo terem cursado a disciplina na formação acadêmica ou serem habilitados nela, sendo que na escola a maioria é de habilitados.


Estudantes: São moradores da própria comunidade, na sede do distrito ou na zona rural, geralmente sem outras perspectivas de formação além do que a escola oferece, mesmo considerando que a localidade é ponto turístico muito famoso. No quesito de aprendizagem, os indicadores da avaliação, tanto externa quanto interna da escola, são reconhecidamente bons. Alguns alunos apresentam matrícula flutuante, devido ao fato dos pais não pertencerem ao local, permanecendo tempo suficiente à temporadas de trabalho.
Comunidade: O perfil socioeconômico e cultural da comunidade é diverso, considerando que a localidade é visitada por turistas de todo o Brasil e até mesmo de muitas partes do mundo, sendo a localidade de boas condições de mobilidade, saúde, acesso a bens culturais etc.

Qual o perfil de uso pessoal e profissional das TDIC ?

A comunidade, em geral, composta dos alunos, seus pais, educadores, autoridades locais, quanto ao uso das TDIC, pode-se dizer que fazem uso no di-a-dia, porém o uso na própria escola é apenas inicial, apesar de já existente e ser bem preparada com sala de informática. No entanto, o uso das TDIC restringe-se aos educadores no que cabe, e bem pouco na ação pedagógica dos educadores para com o trabalho com os discentes, apesar de existir condições de acesso variados, na sala de informática, dispositivos móveis, em casa, etc.
Nas poucas atividades já realizadas com as TDIC, o uso foi realizado por meio de dispositivos móveis dos alunos e professores, sendo disponibilizado o uso dos computadores da sala de informatica e o wi-fi da escola
(registrar atividades Nilza)

Representações sobre a escola

A escola Dona Francisca Josina é percebida pelas pessoas que fazem parte dela de forma explicitamente boa. Significa para seus membros e para a comunidade em geral a porta de entrada para o mundo do conhecimento, da produção, do trabalho e do sucesso, estando plenamente satisfeitos com o trabalho nela desenvolvido e com seus profissionais. Os próprios docentes e discentes demonstram satisfação mútua, que pode ser observada nas relações cotidianas de sala de aula, bem como nos diversos projetos realizados na escola, em especial, em projetos de visita aos locais de pontos turísticos da região, os que mais mobilizam a comunidade escolar externa, alunos e professores das diversas disciplinas., citando como específico, o projeto denominado “Intercâmbio”.

Características do processo de gestão na escola

No relacionamento entre comunidade escolar, interna e externa, com a gestão escolar e seus processos, essa realizada sob acordos viáveis e variados, ancorados na boa gestão pedagógica exisitente, existe possibilidade de integração das TDIC, estando envolvidos equipe gestora, equipe de pedagogos, equipe de docentes. A equipe gestora abre as portas da escola e envolve a equipe de pedagogos que por sua vez envolve e assessora a equipe de docentes. A prática da reunião pedagógica de planejamento e de replanejamento pós avaliações já acontece na escola, de forma coletiva, com presença de docentes, discentes e seus responsáveis.

Características da integração das TDIC nas ações pedagógicas

Conforme observado na escola, professores e alunos possuem ótimas relações, obviamente existem problemas, mas pode ser percebido que docentes, em sua grande maioria, possuem o domínio de conhecimentos e de controle da turma. As dificuldades são pertinentes ao enfrentamento comum exsitente hoje, de forma mais acentuada que no passado, referente às gerações diferentes. O nível entre as práticas pedagógicas e o uso das TDICestá no primeiro estágio, mas com excelentes expectativas de ampliação do uso por parte de todos.
Parecer:
Considerando todos os dados coletados até aqui, e todos os diálogos já realizados, bem como esse diagnóstico inicial acima apresentado, considero as oportunidades e a viabilidade de execussão do Plano de Formação a ser elaborado com os profissionais da escola. Para tanto, já iniciamos um diálogo em torno dos objetivos e expectativas, bem como de sugestões preliminares ou diretrizes desse plano.


Eunice Ferreira de Figueiredo Eugênio

Nenhum comentário:

Postar um comentário