quinta-feira, 4 de junho de 2015

Metas de Aprendizagem na área das TDIC




Lendo as “Metas de Aprendizagem na área das TDIC”, conforme proposta de organização para a área das TDIC, construída por pesquisadores de Portugal, sob a coordenação do Prof. Fernando, constato que essas metas encontram-se organizadas em quatro áreas: Informação, Comunicação, Produção e Segurança.
Esse documento foi construído com a premissa de que “mais do que um currículo autônomo, "[...] estas metas constituam o referencial a considerar por cada professor na sua área específica, numa óptica de desenvolvimento global do aluno, permitindo-lhe compreender em que matérias, para que fins e como será adequado e pertinente mobilizar as TIC.” (COSTA et al, 2010).

Conforme encontro no próprio texto disponibilizado no AVC, muitos dos aspectos trazidos pelo professor Fernando já foram estudados, mas, de certo há esse em especial que ainda não estudamos e que é importante: a questão das TDIC no currículo escolar e o papel que atribuímos a elas.
Se, por um alado, os outros assuntos discorridos pelo Professor em sua entrevista, e no documento publicado, não se constituem em novidades nos nossos estudos e prática nas escolas, por outro lado, essa questão, em especial, constitui sim novidade.
Como operacionalizar a questão das TDIC no currículo escolar, sem massificar o tema. De minha parte, concordo com o consenso que as TDIC não devem assumir o status de uma disciplina isolada, com programa específico. Conforme o próprio Albuquerque destaca, precisamos estabelecer com clareza quais conhecimentos, competências e habilidades são importantes para a formação dos(as) jovens, e isso deve ser entendido como direitos de aprendizagem desses jovens.


A afirmativa é digna de aceitação:
Mesmo que entendamos as TDIC como “[...] um conjunto de conhecimentos e competências reconhecidamente importantes para a formação dos jovens, [...] estamos em crer que se trata de área que só terá a perder se remetida ao contexto fechado de uma disciplina e funcionando numa lógica disciplinar.” (COSTA, 2012, p. 18).
Concordo plenamente com o Prof. Costa, pois um trabalho com foco apenas na tecnologia não dá conta da complexidade das relações entre tecnologia, cultura e escola, visto que as TDIC possuem um caráter estruturante das ações pedagógicas em todas as disciplinas, mantendo com todas elas fronteiras complexas e ricas que ultrapassam a dimensão comunicativa, avançando sobre os próprios conteúdos disciplinares, uma vez que seus métodos e processos são por elas modificados.
Esse novo entendimento traz a necessidade de orientações curriculares mais precisas que deem conta de explicitar as mudanças e as ênfases necessárias a cada campo disciplinar na sua interseção com as TDIC.
De fato, muitos países já produziram padrões e diretrizes curriculares para as TDIC porque as percebem como um campo de conhecimento importante e que precisa ser sistematizado, porém aqui no Brasil, os documentos oficiais são pouco orientadores, suas menções às TDIC ainda são muito genéricas e o trabalho nas escolas está apenas começando, e de forma bem tímida.
Entendo que o documento produzido explicita a questão da formação de educadores na Cultura Digital quando não deixa dúvidas de que para haver a integração das TDIC nas Escolas, precisamos ter clareza do que professores(as) e alunos(as) precisam saber, ou, quais são os saberes necessários aos professores, às crianças e aos jovens.
Análisando uma das escolas em que trabalho, na qual venho desenvolvendo as experiências com a integração das TDIC, EE Dona Francisca Josina, situada no distrito da Serra do Cipó, no município de Santana do Riacho, em Minas Gerais, e comparando com o documento “Metas de Aprendizagem na área das TDIC”, conforme construíção dos pesquisadores de Portugal, sob a coordenação do Prof. Fernando, percebo que as metas Informação, Comunicação, Produção e Segurança estão, na verdade, iniciadas. Não posso dizer alcançadas, pois para isso seria necessário que os educadores já tivessem clareza de que saberes são necessários à integração das TDIC no currículo dos alunos de forma transversal, o que ainda não aconteceu, considerando que apenas iniciamos as ações na escola. Penso que para atingir essas metas, precisamos percorrer mais caminhos, tanto teóricos quanto práticos, o que pretendo fazer como formadora na escola citada, estendendo às outras escolas do setor.
Eunice Ferreira de Figueiredo Eugênio




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