quinta-feira, 4 de junho de 2015

Jovens de nossas escolas: criadores de cultura e parceiros nos percursos de aprendizagem

Jovens de nossas escolas: criadores de cultura e
parceiros nos percursos de aprendizagem


Considerações iniciais
É certo que a música é uma das expressões culturais mais importantes na construção das identidades dos(as) jovens. Com as TDIC, o acesso a estilos e fontes de diferentes ritmos e gêneros em escala mundial foi ampliado, favorecendo também uma explosão de criatividade.
Com o objetivo de criar estratégias que fomentem o reconhecimento dos(as) jovens como criadores(as) da diversidade cultural que permeia o espaço escolar e, a partir disso, dar-lhes papéis mais ativos no planejamento e desenvolvimento dos projetos para a integração das TDIC, em parceria com professores(as) e gestores(as) da EE Dona Francisca Josina, situada no distrito da Serra do Cipó, município de Santana do Riacho, convidamos os vice-diretores da escola para trabalhar no planejamento de atividades a serem realizadas por professores(ras) com seus(suas) alunos(as) dos 8º, 9º anos do ensino fundamental, 1º, 2º e 3º anos do ensino médio, da educação de jovens e adultos e do curso técnico na escola.
Desenvolvimento
Na primeira parte da atividade, o convite é para que os(as) alunos(as) planejem estratégias para selecionar e compartilhar músicas que crianças e jovens da escola gostam de ouvir ou que sejam compostas por eles(as) mesmos(as), como acontece em muitas escolas. Por sugestão da vice-diretora Nilza, será disponibilizada a gravação do hino da escola composta pela diretora Josefina em parceria com o vice-diretor Gilson, interpretada pelo própria vice, já conhecida e admirada por todos os alunos da escola. Ess acesso poderá ser feito por meio de celulares, smartphones, tablets e outras plataformas digitais. A ideia básica é que as ferramentas digitais móveis possam ser utilizadas em sala de aula e, com isso, se adquiram uma dimensão propriamente ligada às técnicas de investigação e pesquisa colaborativas realizadas entre professor(a) e alunos(as).
Será utilizado o recurso do blogger da escola, recentemente reativado, o qual permite reunir todos os vídeos e manter o diálogo em torno de ritmos, sonoridades, manifestações estéticas dos estilos musicais etc, manifestados pelos alunos através do compartilhamento realizado e das postagens comentadas no blogger, com as devidas e necessárias intervenções dos professores, com vistas à segunda parte da atividade.
A segunda parte da atividade está orientada a fazer uma releitura dessas músicas com os(as) alunos(as), construindo narrativas que permitam estabelecer outras perspectivas sobre elas. Apresentei como sugestão que os(as) estudantes escolham uma das músicas e compartilhem suas análises e seus comentários em torno das questões sugeridas (novamente, por sugestão da vice-diretora Nilza, será sugerido aos alunos que compartilhem suas análises e comentários no blogger da escola sobre o hino da escolae aquela música mais compartilhada pelos alunos).
  1. Qual o contexto histórico em que tal música/letra foi escrita? Como esse contexto dialoga com a música em questão?
  2. Que relações existem entre a música/letra e o seu cotidiano, isto é, em que medida essa composição consegue representar situações vividas por você (estudante)?
  3. Quais outras perguntas você poderia formular que lancem novos olhares para essas manifestações culturais?
Considerações finais
A partir dos resultados das atividades, os(as) professores(as) poderão ter subsídios e argumentos para mobilizar estratégias que facilitem mudanças de atitude em relação às preferências estéticas de seus(suas) alunos(as) e serão capazes também de trabalhar com eles(as) no planejamento e desenvolvimento dos projetos de aprendizagem.
Como formador(a) estou realizando o acompanhamento do(da) professor(a) e de seus(suas) alunos(as) para oferecer-lhes orientações e suporte, bem como registrando e analisando todo o processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário