Jovens
de nossas escolas: criadores de cultura e
parceiros
nos percursos de aprendizagem
Considerações
iniciais
É certo
que a música é uma das expressões culturais mais importantes na
construção das identidades dos(as) jovens. Com as TDIC, o acesso a
estilos e fontes de diferentes ritmos e gêneros em escala mundial
foi ampliado, favorecendo também uma explosão de criatividade.
Com o
objetivo de criar estratégias que fomentem o reconhecimento dos(as)
jovens como criadores(as) da diversidade cultural que permeia o
espaço escolar e, a partir disso, dar-lhes papéis mais ativos no
planejamento e desenvolvimento dos projetos para a integração das
TDIC, em parceria com professores(as) e gestores(as) da EE Dona
Francisca Josina, situada no distrito da Serra do Cipó, município
de Santana do Riacho, convidamos os vice-diretores da escola para
trabalhar no planejamento de atividades a serem realizadas por
professores(ras) com seus(suas) alunos(as) dos 8º, 9º anos do
ensino fundamental, 1º, 2º e 3º anos do ensino médio, da educação
de jovens e adultos e do curso técnico na escola.
Desenvolvimento
Na primeira parte da atividade, o
convite é para que os(as) alunos(as) planejem estratégias para
selecionar e compartilhar músicas que crianças e jovens da escola
gostam de ouvir ou que sejam compostas por eles(as) mesmos(as), como
acontece em muitas escolas. Por sugestão da vice-diretora Nilza,
será disponibilizada a gravação do hino da escola composta pela
diretora Josefina em parceria com o vice-diretor Gilson, interpretada
pelo própria vice, já conhecida e admirada por todos os alunos da
escola. Ess acesso poderá ser feito por meio de celulares,
smartphones,
tablets
e outras plataformas digitais. A ideia básica é que as ferramentas
digitais móveis possam ser utilizadas em sala de aula e, com isso,
se adquiram uma dimensão propriamente ligada às técnicas de
investigação e pesquisa colaborativas realizadas entre professor(a)
e alunos(as).
Será
utilizado o recurso do blogger da escola, recentemente reativado, o
qual permite reunir todos os vídeos e manter o diálogo em torno de
ritmos, sonoridades, manifestações estéticas dos estilos musicais
etc, manifestados pelos alunos através do compartilhamento realizado
e das postagens comentadas no blogger, com as devidas e necessárias
intervenções dos professores, com vistas à segunda parte da
atividade.
A segunda parte da
atividade está orientada a
fazer uma releitura dessas músicas com os(as) alunos(as),
construindo narrativas que permitam estabelecer outras perspectivas
sobre elas. Apresentei como sugestão que os(as) estudantes escolham
uma das músicas e compartilhem suas análises e seus comentários em
torno das questões sugeridas (novamente, por sugestão da
vice-diretora Nilza, será sugerido aos alunos que compartilhem suas
análises e comentários no blogger da escola sobre o hino da escolae
aquela música mais compartilhada pelos alunos).
- Qual o contexto histórico em que tal música/letra foi escrita? Como esse contexto dialoga com a música em questão?
- Que relações existem entre a música/letra e o seu cotidiano, isto é, em que medida essa composição consegue representar situações vividas por você (estudante)?
- Quais outras perguntas você poderia formular que lancem novos olhares para essas manifestações culturais?
Considerações
finais
A partir dos
resultados das atividades, os(as) professores(as) poderão ter
subsídios e argumentos para mobilizar estratégias que facilitem
mudanças de atitude em relação às preferências estéticas de
seus(suas) alunos(as) e serão capazes também de trabalhar
com eles(as) no planejamento e desenvolvimento dos projetos de
aprendizagem.
Como formador(a)
estou realizando o acompanhamento do(da) professor(a) e de seus(suas)
alunos(as) para oferecer-lhes orientações e suporte, bem como
registrando e analisando todo o processo.
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